terça-feira, 7 de março de 2017

LATITUDES E LONGITUDES

Olá queridossss.

Vamos para a nossa postagem.

Bom, todo mundo aqui tem um endereço né? Rua, bairro, número da casa, ou prédio...Ou seja, o carteiro (e as contas) sempre consegue achar vocês.

Mas sora, eu não pago conta! Ok, UM DIA você pagará. E NUNCA MAIS vai deixar de fazer isso.


É gente, vida de adulto é isso. 

Bom, mas tem lugares na terra que não há ruas, bairros, cep...Lugares que o carteiro não chega...E eles também precisam de "endereço". Ou seja, uma forma de sabermos nos localizar.

Imagina que você caiu no meio de uma floresta, e está portando uma forma de comunicação (um GPS). Através dele é possível que te encontrem antes de você ser devorado por ursos.


Não esse urso.


Esse!

Apesar de a nossa Terra não ser o maior planeta do sistema solar (o maior é Júpiter) ela é grande o suficiente para nos perdermos nela. 
Portanto, foi necessário "mapear". Mas como foi feito esse "mapeamento".

Acompanhe a prof. 


Se eu fosse dividir a terra em partes iguais, qual a maneira mais "óbvia" que eu faria isso? Dividi-la em linhas horizontais e verticais, certo?

(lembrem da prof fazendo isso com durex colorido na bola de isopor que saiu de dentro da minha sacola de mágico).


Agora, vamos juntar todas as divisões na mesma terra...




Que imagem linda né? Parabéns para quem fez. Aí está a terra com todas as divisões em linhas horizontais e verticais. 

As linhas imaginárias (pois elas só existem no globo e nos mapas) horizontais se chamam PARALELOS. 

As linhas imaginárias verticais se CHAMAM MERIDIANOS. (Façam os desenhos)

Dá uma olhada no video da sora aqui embaixo:


Bom, como vocês viram no vídeo, os meridianos se aproximam nos polos e são mais largos no Equador...

Ok, entendido isso, vamos seguir.

As linhas imaginárias se chamam Paralelos e Meridianos. Porém, eles tem uma distância entre elas, e é sempre uma distância em graus matemáticos.

Na matemática, sempre que eu tiver um ângulo reto (em L) você terá 90º. Agora olhe o que acontece quando eu junto tudo tentando ligar esses pontos!

Sim, fiz no paint. Não, não tenho parkinson!

Voilá! Um círculo. Então 90 +90 +90+90 = 360º! Um círculo (Terra) tem 360º.

Ok, agora olhem essa imagem:


Da minha linha do Equador ATÉ A LINHA DO EQUADOR. (ou seja, nao sai dela) meu ângulo abriu?

Não, entao vale quanto? 0º.

Dá minha linha do Equador até os polos? Fez um angulo reto, certo? Então valerá 90º! 

Lembrando que tem o 90 graus Norte e 90 graus Sul!

Tranquilos?

Então a distância em graus dos meus paralelos se chama como? LATITUDE. 

A latitude vai de 0º a 90º. Ok?

Agora vamos ver os meridianos.


Não precisa ser um gênio da matemática para perceber que a divisão da Terra ao meio no sentindo vertical fica 180º para cada lado. 

E o raciocínio dos graus é a mesma coisa. Sendo o meridiano de Greenwich o meridiano inicial, é a partir dele que você vai usar de referência para as distâncias na Terra. 

Do meridiano de Greenwich até o meridiano de Greenwich eu abri quanto meu ângulo?

0º! 

Então a distância em graus entre um meridiano e outro é a minha LONGITUDE.

E ela sempre vai de 0º até 180º.

Do meridiano de greenwich até a metade de 180º eu abri quanto meu ângulo?

90º.

 (olhe a imagem acima de novo)
(E de novo e de novo até entender).
(às vezes aprender ou entender algo exige persistência).



Essa imagem está bem clara também. 

Bom, então começa no meridiano 0º e vai atééééé o 180º. 

Agora, para finalizar, mais um videozinho da prof. 



Assistam de novo e de novo de novo. Até entender.

Então o meu meridiano 180º é na verdade o meu antimeridiano.

E sim, antimeridiano parece nome de inimigo de super-heroi.

Certo pessoal?

Façam os resumos com o máximo de desenhos no caderno. 

Beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário