terça-feira, 28 de março de 2017

Confuso horário-importante!

Eu sei, eu sei...Tem coisas mais simples de se entender na vida, mas aqui estamos com um conteúdo obrigatório, não apenas para quem vai prestar vestibular, mas, principalmente, para quem vive na Terra. Se esse é o seu caso, come on.

Antes aviso: postagem longa, vai exigir resumos bem feitos, pois vocês sabem que o tempo de aula é pequeno e o conteúdo extenso. Eu estou fazendo minha parte aqui postando isso e vocês farão as suas partes estudando esse material em casa. Outro aviso, aqui não falei sobre a linha internacional da data porque ia ficar muito longa a postagem. Farei um post especial sobre ela na sexta.

Primeiro lugar, um pouco de história. E antes de fazerem cara feia, prometo que não vai doer. Até porque, história é a segunda matéria mais legal do mundo.

Os fusos horários são também chamados de zonas horárias e foram estabelecidos por meio de um acordo. Nessa conferência internacional de Geografia que ocorreu em Londres  em 1895, também ficou definido que o 0º de longitude que separaria a terra em duas metades, passaria por Londres.


Lembrando! Não teria como a linha do Equador ser em outro lugar. Porém, no sentido vertical, eu poderia "cortar" a Terra em qualquer lugar. Por isso ficou definido que seria Londres...E porque Londres???


Porque eu sou RICAAAA! Gritava a Inglaterra em 1895! Ela já era o centro econômico do mundo, porque não ser também o centro geográfico?

Nessa reunião, além de fumar charutos, tomar whiskie, comer petiscos e enrolar o bigode,  as potências que se reuniram, entraram num acordo de que precisávamos de uma ordem nos horários!



Ou seja, criar uma REGRA para podermos saber o horário no mundo inteiro independente de onde estejamos. E essa regra se chamou FUSOS HORÁRIOS.

Já pensou se você começa a conversar com um crush  lá da China e resolve fazer uma surpresinha ligando para desejar bom-dia e acorda a pessoa às 4h da manhã porque você não fazia ideia que hora seria por lá? Por isso existem os fusos. Para sabermos EXATAMENTE que horas são nos países.

E como esses representantes definiram isso?
Bom, eles precisavam organizar as 24h de um dia. Sabendo que a Terra gira em torno dela mesma e faz um movimento de 360 graus, ficou óbvio que alguém (provavelmente um japonês) ergueu a mão e disse:

-Se a Terra gira 360 graus em 24h, então em cada hora ela gira 15 graus! (e aposto que ele fez isso sem calculadora, ao contrário de mim).

Sabendo que o movimento de rotação da Terra é de Oeste para Leste, então o LESTE sempre vai encontrar o sol PRIMEIRO. Oras, se lá o Sol nascerá sempre antes, então as horas a Leste serão sempre ADIANTADAS. 



O Japão que está no extremo Leste está muuuitas horas na nossa frente....



(Esses japoneses, em nossa frente em absolutamente tudo! Aliás, deve ser por isso que o país é tão avançado...Eles acordam 12 horas antes de nós.).

Bom, então se a cada 15 graus vai passar uma hora, isso fica como?

Assim.


180 graus para um lado e 180 graus para o outro divididos de 15 em 15 graus, e a cada 15 graus eu vou ter uma hora a mais (indo para o Leste) ou uma hora a menos (indo para o Oeste).


O ponto B está mais a Leste. Então o ponto B tomou café da manhã ANTES do ponto A, pois o Sol nasce antes a Leste.

Se eram 7h da manhã no ponto A, no ponto B será 12h, pois lá o Sol nasceu 5 horas antes!


Se no ponto D ( 180 graus W) forem 31.12 às 20h e eu for me movimentar para o LESTE as horas vão aumentar pois o Sol vai sempre nascer antes no Leste e por isso as horas estarão sempre adiantadas, (sim vou repetir isso tanto que daqui a pouco vocês vão ter um sonho maluco em que vocês estarão jantando com um elefante rosa e ele vai dizer: passa o sal, e por falar nisso, não esqueça que as horas estão sempre adiantadas a Leste.) Sinal que eu entrei no subconsciente de vocês.


Bom, voltando. Se no 180º Oeste forem 31.12 às 20h, o ano novo vai se dar em 120 º Oeste. (Pois andei para o Leste). Continuando a viagem, no  0º será 1 de janeiro 8h. (pois andei mais 8 vezes 
"15º  "para o Leste.)

Agora, vamos fazer uma simulação de viagem de avião...Você vai todo phyno (ou phyna) viajar para Londres. Você quer viajar para o bairro de Greenwich para fazer a foto clássica de estar com um pé em cada hemisfério.



Você sabe que vai mofar  dentro de um avião com poltronas tão apertadas que o seu joelho vai dialogar com seu estômago por 11 horas de viagem.



Você sairá do 45 graus Oeste à 1h da manhã (pois era o voo mais barato). Nessa hora que você está entrando no avião a 1h da manhã, você sabe que em Londres NESSE EXATO MOMENTO será 4h da manhã! Pois até Greenwich teremos 3 horas a mais.

Essas 11 horas que você ficou dentro de um avião, o tempo não parou de correr. Isso quer dizer que quando tu finalmente esticar as pernas e sair de dentro do avião, vai ser 15h da tarde. (as 4h da manhã de quando tu entrou no avião mais as 11h de tempo de voo).

Bom, mas agora, vamos aprofundar um pouco. Respirem.



Coma um chocolate para liberar uma serotonina e voltem para cá mais felizes em estudar Geografia.



Agora sim. Se vocês são observadores, perceberam que ainda não usei a palavra "fuso horário" nos exercícios. O que mostrei para vocês são simplesmente os meridianos contando de 15 em 15 graus. E não falei ainda em fuso horário porque, a meu ver, é importante vocês entenderem o funcionamento das horas adiantadas e atrasadas antes de entrar no que realmente é o fuso.

Então agora vamos ver o que é o fuso.


Pessoas, pensem o seguinte. 0º grau é o meu meridiano. Mas a área AO REDOR DELE é o meu fuso horário. Então, a área ao redor do meu fuso 0º vai ser de exatamente 15º. Bom, se a área é 15º, então eu vou ter 7,5º para um lado e 7,5º para o outro lado. (olhem a imagem.)

As duas linhas pontilhadas vermelhas do 0º grau diz que ali é o fuso-horário de 0º. Então, se um país está a 5º de longitude (Leste ou Oeste) ele estará dentro do fuso 0º! Ou seja, a hora será a mesma em todo esse fuso. 

Os fusos de 15 em 15 graus são chamados de fusos centrais. 

Olhem a imagem de novo, se um país está a 20º Leste, eles está dentro de que fuso? O fuso 15º Leste, não é? (Pois está dentro do fuso que vai de 7,5º até 22,5º) Então todos os países dentro do fuso central 15º terão o mesmo horário! 



Olha essa imagem. Está vendo que no MERIDIANO 0º tem a área do fuso? (7,5 para cada lado). Onde tenho meridiano 30º é a mesma coisa. Portanto, eu terei sempre 7,5º para cada lado.

Como é isso na prática?


Os triângulos são o telhado da casinha. (risos). Ou seja, a casinha do fuso 0º, a casinha do fuso 15º....

Então o fuso 0º vai de 7,5º W até 7,5º E.
O Fuso 15º E vai de 7,5 º E até 22,5ºE.
O fuso 30º E vai de 22,5º E até 37,5º E. 

Sempre 7,5º para cada lado somando com o fuso anterior. 

Todos que estiverem dentro da casinha do fuso 45ºE terá a mesma hora.

Sim, então um país que está no meridiano 50º E está dentro da casinha do fuso 45º (pois ela vai de 37,5º a 52,5º) logo, ele terá a mesma hora daquele fuso central. 


Estão vendo que no globo os fusos horários são todo recortados? Não são linhas retas? Ora pessoal, já pensou se passasse um fuso horário no meio de Poa? A zona sul com um horário e a Zona Norte com outro? Para evitar que os fusos cortassem cidades, os fusos foram deslocados, e ficou acordado (de acordo) que o fuso contornaria a cidade. 

Certo? Por hoje ficamos aqui.

Quinta vou cobrar esse material no caderno e faremos alguns exercícios. Deixarei para postar sobre a linha internacional da data na sexta. Prefiro que antes entendam bem o fuso -horário.

Beijão turma liiindaaaaa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário